O Banco de Investimento Global (BIG) começará a oferecer certificados de aforro, unindo-se a outras instituições que já oferecem esta opção de poupança, como os CTT, os Espaços Cidadão e a plataforma digital pública AforroNet.
Num comunicado emitido hoje, o IGCP, responsável pela gestão da dívida pública, destaca que este passo representa mais um avanço na expansão da rede de disponibilização dos produtos de poupança do Estado e na melhoria da experiência dos investidores, permitindo a subscrição desses produtos de forma totalmente digital.
Segundo o comunicado, a inclusão dos certificados no BIG é um projeto experimental, cujo contrato foi previamente aprovado pelo Tribunal de Contas.
O IGCP destaca que todas as instituições financeiras ou de pagamento registadas no Banco de Portugal têm a oportunidade de se juntar à rede de distribuição, seguindo um modelo de adesão voluntária e aberta.
A entidade responsável pela colocação de títulos de dívida pública, como os certificados de aforro e as Obrigações do Tesouro, acredita que a“expansão da rede física e o aumento das plataformas digitais resultarão numa significativa melhoria na experiência dos cerca de um milhão de atuais investidores, facilitando a abertura de conta, a subscrição, a consulta e o resgate dos seus produtos de poupança, bem como a gestão das suas carteiras.”
Além disso, este alargamento possibilita o acesso a novos clientes, especialmente através dos Portugueses residentes no estrangeiro.