O Cartão de Cidadão passará por uma renovação, apresentando uma nova aparência e incluindo funcionalidades adicionais de segurança. Ele substituirá os documentos caducados ou que caducarem a partir dessa data e terá uma validade de 10 anos.
O novo design do Cartão de Cidadão é inspirado na calçada portuguesa e incorpora elementos de segurança física e eletrónica em conformidade com as novas normas do regulamento europeu. Este inclui um chip que permite leitura sem contato, facilitando o acesso aos dados nos serviços públicos e privados. Isso elimina a necessidade do antigo leitor de cartões, tornando o processo mais conveniente para os utilizadores.
Durante a apresentação foi revelado que o software do cartão, que vai permitir o desenvolvimento de serviços que tirem partido das novas funcionalidades, foi já disponibilizado para o desenvolvimento nas aplicações. A ideia é que, no futuro, o Cartão de Cidadão possa ser utilizado como título de transporte para viajar nos transportes públicos de todo o país, ou a ser associado a entradas para espetáculos e bilhetes eletrónicos.